Gerar PDF

CONSELHO SUPERIOR

RESOLUÇÃO Nº 129, DE 05 DE AGOSTO DE 2025.



Altera a Resolução nº 80/2022 do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Amapá.



O CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA GERAL DO ESTADO DO AMAPÁ, no uso de suas atribuições legais, e



CONSIDERANDO que é competência do Conselho Superior decidir sobre a fixação ou alteração de atribuições dos órgãos de atuação da Defensoria Pública, nos termos do art. 19, XVIII, da LCE/AP n.º 121/2019;



RESOLVE:



Art. 1º. A 4ª Defensoria Criminal de Macapá passará a ser denominada 2ª Defensoria do Juizado da Violência Doméstica de Macapá.

Art. 2º. A 5ª Defensoria Criminal de Macapá passará a ser denominada 4ª Defensoria Criminal de Macapá.

Art. 3º. A 6ª Defensoria Criminal de Macapá passará a ser denominada 5ª Defensoria Criminal de Macapá.

Art. 4º. A 7ª Defensoria Criminal de Macapá passará a ser denominada Defensoria do Juizado Especial Criminal de Macapá.

Art. 5º. A 8ª Defensoria Criminal de Macapá passará a ser denominada 1ª Defensoria do Juizado da Violência Doméstica de Macapá.

Art. 6º. O ANEXO da Resolução nº 80/2022 do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Amapá passa a vigorar com a seguinte alteração:



"ANEXO

.............................................................................................................................................................

Núcleo Criminal de Macapá

1ª Defensoria Criminal de Macapá

Atribuições

- Atuação processual nos feitos em trâmite na 1ª Vara Criminal de Macapá, incluindo atendimentos, audiências e peticionamentos provenientes de intimações para o Defensor, sem prejuízo da atuação extrajudicial e de atendimentos em presídios.

Substituto

2ª Defensoria Criminal de Macapá

2ª Defensoria Criminal de Macapá

 

 

Atribuições

- Atuação processual nos feitos em trâmite na 2ª Vara Criminal de Macapá, incluindo atendimentos, audiências e peticionamentos provenientes de intimações para o Defensor, sem prejuízo da atuação extrajudicial e de atendimentos em presídios.

Substituto

2ª Defensoria do Juizado de Violência Doméstica de Macapá

3ª Defensoria Criminal de Macapá

 

 

Atribuições

- Atuação processual nos feitos em trâmite na 3ª Vara Criminal de Macapá, incluindo atendimentos, audiências e peticionamentos provenientes de intimações para o Defensor, sem prejuízo da atuação extrajudicial e de atendimentos em presídios.

Substituto

4ª Defensoria Criminal de Macapá

4ª Defensoria Criminal de Macapá

 

 

Atribuições

- Atuação processual nos feitos em trâmite na 4ª Vara Criminal de Macapá, incluindo atendimentos, audiências e peticionamentos provenientes de intimações para o Defensor, sem prejuízo da atuação extrajudicial e de atendimentos em presídios.

 

Substituto

3ª Defensoria Criminal de Macapá

5ª Defensoria Criminal de Macapá

 

 

Atribuições

- Atuação nos feitos em trâmite na Central de Garantias e Execução de Penas e Medidas Alternativas, ressalvada a atribuição da 1ª Defensoria de Execução Penal de Macapá, incluindo atendimentos, audiências e peticionamentos provenientes de intimações para o Defensor, sem prejuízo da atuação extrajudicial e de atendimentos em presídios.

- Realização de Plenários de Júri (a cada 3 (três) júris marcados, o terceiro será de atribuição da 6ª Defensoria Criminal de Macapá).

- Realização dos Acordos de Não-Persecução Penal nas Promotorias de Justiça de Macapá;

- Peticionamento integrado de peças a serem protocoladas em cooperação com outras Defensorias Públicas.

Defensoria do Juizado Especial Criminal de Macapá

 

 

 

Atribuições

- Atuação processual nos feitos em trâmite no Juizado Especial Criminal de Macapá, incluindo atendimentos, audiências e peticionamentos provenientes de intimações para o Defensor, sem prejuízo da atuação extrajudicial e de atendimento em presídios.

- Realização de atendimentos, audiências e peticionamentos referentes à revisão criminal dos processos originários de Macapá.

Substituto

1ª Defensoria do Juizado de Violência Doméstica de Macapá

1ª Defensoria do Juizado de Violência Doméstica de Macapá

Atribuições

- Atuação processual nos feitos em trâmite na 1ª Vara do Juizado da Violência Doméstica de Macapá, incluindo atendimentos, audiências e peticionamentos provenientes de intimações para o Defensor, sem prejuízo da atuação extrajudicial e de atendimentos em presídios.

- Atuação nas colidências e assistências à acusação nos feitos de atribuição da 1ª e 2ª Defensoria Criminal de Macapá.

Substituto

Defensoria do Juizado Especial Criminal de Macapá

2ª Defensoria do Juizado de Violência Doméstica de Macapá

 

 

Atribuições

- Atuação processual nos feitos em trâmite na 2ª Vara do Juizado de Violência Doméstica de Macapá, incluindo atendimentos, audiências e peticionamentos provenientes de intimações para o Defensor, sem prejuízo da atuação extrajudicial e de atendimentos em presídios.

- Atuação nas colidências e assistências à acusação nos feitos de atribuição da 3, 4ª e 7ª Defensoria Criminal de Macapá.

Substituto

1ª Defensoria Criminal de Macapá

Defensoria Criminal do Tribunal do Juri de Macapá

 

Atribuições

- Atuação processual nos feitos em trâmite na Vara do Tribunal do Júri de Macapá, incluindo atendimentos, audiências, plenários e peticionamentos provenientes de intimações para o Defensor, sem prejuízo da atuação extrajudicial e de atendimentos em presídios.

- Atuação perante a 6ª Defensoria Criminal de Macapá nos dias em que o titular estiver realizando Plenário de Júri.

 

Núcleo de Execução Penal de Macapá

1ª Defensoria de Execução Penal de Macapá

 

Atribuições

- Atendimento no IAPEN relativo ao semiaberto masculino (prédio anexo), 2 (duas) vezes por semana, no mínimo, com o respectivo peticionamento e diligência das demandas oriundas do atendimento, bem como atividade extrajudicial (individual ou coletiva) correspondente.

 

- Atendimento no IAPEN relativo ao presídio feminino (fechado e semiaberto), 1 (uma) vez por semana, no mínimo, com o respectivo protocolo e diligência das demandas oriundas do atendimento, bem como atividade extrajudicial (individual ou coletiva) correspondente.

 

- Controle dos atendimentos presenciais, na sede da Defensoria Pública, e virtuais relacionados aos processos do meio aberto e cumprimento de medidas alternativas da 1ª e 2ª Vara de Execução Penal de Macapá, com o respectivo peticionamento e diligência das demandas oriundas do atendimento, bem como atividade extrajudicial (individual ou coletiva) correspondente.

 

- Realização das audiências da 1ª e 2º Vara de Execução Penal de Macapá, em sistema de rodízio entre todas as Defensorias do Núcleo, de acordo com cronograma estabelecido pelo Coordenador(a) do Núcleo;

 

- Cumprimento das intimações relativas às execuções de pena no meio aberto e cumprimento de medidas em trâmite na 1ª e 2º Vara de Execução Penal de Macapá;

 

- Coordenação do grupo responsável por inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos prisionais masculinos de Macapá (fechado), a cada 6 (seis) meses, sem prejuízo de inspeções para tratar de ocorrências extraordinárias, inclusive com a apresentação de relatório.

Substituto

3ª Defensoria de Execução Penal de Macapá

2ª Defensoria de Execução Penal de Macapá

Atribuições

- Atendimento no IAPEN relativo ao regime fechado masculino (prédio Cadeião), 3 (três) vezes por semana, no mínimo, com o respectivo peticionamento e diligência das demandas oriundas do atendimento, bem como atividade extrajudicial (individual ou coletiva) correspondente, em alternância com a 3ª Defensoria de Execução Penal de Macapá;

 

- Atendimento no CCNH/IAPEN, 2 (duas) vezes por mês, no mínimo, com o respectivo peticionamento e diligência das demandas oriundas do atendimento, bem como atividade extrajudicial (individual ou coletiva);

 

- Atendimento no APAC, 2 (duas) vezes por mês, no mínimo, com o respectivo peticionamento e diligência das demandas oriundas do atendimento, bem como atividade extrajudicial (individual ou coletiva) correspondente, em alternância com a 3ª Defensoria de Execução Penal de Macapá;

 

- Atendimento na UPPJE/IAPEN, de acordo com a necessidade/demanda, com o respectivo peticionamento e diligência das demandas oriundas do atendimento, bem como atividade extrajudicial (individual ou coletiva) correspondente, em alternância com a 3ª Defensoria de Execução Penal de Macapá;

 

- Realização das audiências da 1ª e 2º Vara de Execução Penal de Macapá, em sistema de rodízio entre todas as Defensorias do Núcleo, de acordo com cronograma estabelecido pelo Coordenador(a) do Núcleo;

 

- Cumprimento das intimações dos processos relativos às execuções de pena no meio fechado e semiaberto em trâmite na 1ª Vara de Execução Penal de Macapá;

 

- Realização de oitivas em Procedimentos Administrativos Disciplinares em trâmite no IAPEN;

 

- Controle do atendimento, em Macapá, relativo aos processos de execução penal no meio fechado e semiaberto, em trâmite na 1ª Vara de Execução Penal de Macapá;

 

- Coordenação do grupo responsável por inspecionar e fiscalizar a penitenciária feminina e o estabelecimento prisional do meio semiaberto (prédio Anexo), a cada 6 (seis) meses, sem prejuízo de inspeções para tratar de ocorrências extraordinárias, inclusive com a apresentação de relatório.

 

Substituto

1ª Defensoria de Execução Penal de Macapá

 

3ª Defensoria de Execução Penal de Macapá

Atribuições

- Atendimento no IAPEN relativo ao regime fechado masculino (prédio Cadeião), 3 (três) vezes por semana, no mínimo, com o respectivo peticionamento e diligência das demandas oriundas do atendimento, bem como atividade extrajudicial (individual ou coletiva) correspondente, em alternância com a 2ª Defensoria de Execução Penal de Macapá;

 

- Atendimento no Centro de Custódia Especial (CCE/IAPEN), 2 (duas) vezes por mês, no mínimo, com o respectivo peticionamento e diligência das demandas oriundas do atendimento, bem como atividade extrajudicial (individual ou coletiva);

 

- Atendimento na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), 2 (duas) vezes por mês, no mínimo, com o respectivo peticionamento e diligência das demandas oriundas do atendimento, bem como atividade extrajudicial (individual ou coletiva) correspondente, em alternância com a 2ª Defensoria de Execução Penal de Macapá;

 

- Atendimento na Unidade Prisional Policial Penal José Eder (UPPJE/IAPEN), de acordo com a necessidade/demanda, com o respectivo peticionamento e diligência das demandas oriundas do atendimento, bem como atividade extrajudicial (individual ou coletiva) correspondente, em alternância com a 2ª Defensoria de Execução Penal de Macapá;

 

- Realização das audiências da 1ª e 2º Vara de Execução Penal de Macapá, em sistema de rodízio entre todas as Defensorias do Núcleo, de acordo com cronograma estabelecido pelo Coordenador(a) do Núcleo;

 

- Cumprimento das intimações dos processos relativos às execuções de pena no meio fechado e semiaberto em trâmite na 2ª Vara de Execução Penal de Macapá;

 

- Realização de oitivas em Procedimentos Administrativos Disciplinares em trâmite no IAPEN;

 

- Controle do atendimento, em Macapá, relativo aos processos de execução penal no meio fechado e semiaberto, em trâmite na 2ª Vara de Execução Penal de Macapá;

 

- Coordenação do grupo responsável por inspecionar e fiscalizar Centro de

Custódia Novo Horizonte (CCNH) e o Centro de Custódia Especial (CCE), a cada 6 (seis) meses, sem prejuízo de inspeções para tratar de ocorrências extraordinárias, inclusive com a apresentação de relatório.

Substituto

2ª Defensoria de Execução Penal de Macapá

........................................"

Art. 7º. As alterações no Núcleo Criminal deverão ser reavaliadas no prazo de 06 (seis) meses.

Art. 8. As alterações entram em vigor na data da publicação.



PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.



JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS NETO

Presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública - Conselheiro Nato



IGOR VALENTE GIUSTI

Subdefensor Público-Geral para Assuntos Administrativos– Conselheiro Nato



EDUARDO PEREIRA DOS ANJOS

Corregedor-Geral – Conselheiro Nato



PEDRO PEDIGONI GONÇALVES
Conselheiro Eleito



LEONARDO GUERINO
Conselheiro Eleito



GABRIEL CORREIA DE FARIAS
Conselheiro Eleito



MÁRCIO FONSECA COSTA PEIXOTO
Conselheiro Eleito



JOSÉ AUGUSTO NORAT BASTOS FILHO
Conselheiro Eleito